Qual a indicação do Silimalon 70mg?
Silimalon 70mg é um
medicamento da categoria de hepáticos, comercializado em embalagem com 10 comprimidos e fabricado pelo laboratório Zydus Nikkho. É recomendado para adultos visando o alívio e a prevenção dos sintomas dos danos provocados pelas agressões ao fígado, que podem ser causadas pela ingestão em excesso de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, por exemplo.
Como age o medicamento?
Com ação antioxidante, este fármaco combate os radicais livres que agridem as células do fígado, protegendo ainda as membranas que envolvem essas células. Reduz também a absorção de substâncias tóxicas, dos lipídeos totais, triglicerídeos e do colesterol e os demais processos inflamatórios, ajudando na recuperação do fígado.
Composição
Cada comprimido revestido contém 107,692 de extrato seco de Silybum marianum (L.) Gaertn, equivalente a 70mg de silimarina, e 100mg de racemetionina, como princípios ativos, além dos excipientes:
- - Fosfato de cálcio;
- - Amido;
- - Lactose;
- - Carmelose sódica;
- - Dióxido de silício;
- - Estearato de magnésio;
- - Povidona;
- - Sacarose;
- - Goma laca;
- - Goma arábica;
- - Silicato de magnésio hidratado;
- - Carbonato de cálcio;
- - Óxido de magnésio;
- - Corante eritrosina.
Como tomar?
Apresentado em formato circular, biconvexo, na cor vermelho rosado e com odor característico, deve ser administrado por via oral com água em quantidade suficiente para ajudar na deglutição.
De acordo com a bula original aprovada pela
Anvisa, indica-se, em doses iniciais, a ingestão de dois comprimidos, três vezes ao dia, por 30 dias. Em casos mais severos, devem ser usados 12 comprimidos ao dia, dividido em 3 tomadas. É importante ressaltar que as doses devem ser recomendadas pelo médico responsável pelo tratamento.
Contraindicações desse medicamento
Nem todas as pessoas podem se submeter ao tratamento com esse fármaco. Confira a lista:
- - Histórico de alergia aos componentes ou outras espécies da Família Asteraceae;
- - Pacientes com insuficiência renal crônica;
- - Uso por crianças;
- - Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Informe ao médico os tratamentos e remédios em uso pelo paciente, para que assim possam ser avaliados os riscos de seguir com a terapia.
Efeitos colaterais
Como todo medicamento, este também pode desencadear efeitos colaterais. Confira os sintomas mais comuns:
- - Náuseas;
- - Vômitos;
- - Diarreia.
Atenção: Conheça as demais reações lendo a bula original completa aqui mesmo em nosso site.
Este conteúdo foi extraído manualmente de informações apresentadas pela marca do produto, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Gabriela Mares de Souza - CRF: 87210. Não utilize este material como substituto ao conselho médico profissional. Esse texto possui apenas fins informativos.