Qual a indicação do Montelucaste?
Montelucaste é um
medicamento genérico, comercializado em embalagem com 30 comprimidos com 10mg, fabricado pelo laboratório Eurofarma. É recomendado para adolescentes acima de 15 anos e adultos no tratamento e prevenção da asma, do estreitamento das vias aéreas, rinite alérgica e seus sintomas como congestão nasal, coriza, coceira nasal e espirros.
Como age o medicamento?
Classificado como um antagonista do receptor de leucotrienos, ele age bloqueando essas substâncias que causam o estreitamento e inchaço das vias aéreas dos pulmões e também dos sintomas da alergia. Com isso, o paciente sente a melhora dos sintomas de asma e rinite alérgica, evitando suas crises.
Composição
Cada comprimido contém 10,4mg de montelucaste de sódio, equivalendo a 10mg de montelucaste ácido livre, como princípio ativo, além dos excipientes:
- - Celulose microcristalina;
- - Lactose;
- - Hiprolose;
- - Croscarmelose sódica;
- - Dióxido de silício;
- - Estearato de magnésio;
- - Álcool polivinílico;
- - Macrogol;
- - Talco;
- - Dióxido de titânio;
- - Óxido de ferro vermelho;
- - Óxido de ferro amarelo.
Como tomar este remédio?
De acordo com a bula original aprovada pela
Anvisa, a posologia recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos é um comprimido de 10mg ao dia. Para os sintomas da asma, o paciente deve ingerir o medicamento ao anoitecer, já para a rinite alérgica, deve ser consumido conforme orientação médica.
Apresentado em formato circular biconvexo liso e alaranjado, os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com água para ajudar na deglutição. Além disso, para manter a qualidade da fórmula, conserve-o na embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade e fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Contraindicações deste medicamento
Nem todas as pessoas devem se submeter ao tratamento com este fármaco:
- - Pessoas com histórico de alergia a qualquer um dos componentes da fórmula;
- - Pacientes com crises agudas de asma;
- - Mulheres grávidas.
Informe ao médico todos os remédios que você utiliza, para que sejam avaliados todos os riscos de seguir com a terapia.
Efeitos colaterais
Como todo medicamento, este também pode desencadear efeitos colaterais, confira a lista dos mais comuns:
- - Dor abdominal e/ou de cabeça;
- - Sede;
- - Diarreia;
- - Hiperatividade;
- - Asma;
- - Descamação;
- - Coceira;
- - Erupções da pele.
Atenção: Conheça as demais reações lendo a bula original completa aqui mesmo em nosso site.
Este conteúdo foi extraído manualmente de informações apresentadas pela marca do produto, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. MARIA DE LOURDES PEREIRA DA SILVA - CRF: 105.207, Dra. LUCIANA DE SANTANA MAGALHAES ROCHA - CRF: 83.463, Dra. JESSICA DA SILVA MACEDO - CRF 93.192. Não utilize este material como substituto ao conselho médico profissional. Esse texto possui apenas fins informativos.