Qual é a indicação da Candesartana HCT 16/12,5MG?
Candesartana HCT 16/12,5MG é um
medicamento genérico criado pela Sandoz, indicado para o tratamento de pressão alta, quando o uso de apenas um medicamento não é eficaz. A apresentação do produto é através de uma embalagem com 30 comprimidos que devem ser utilizados por adultos e ingeridos por via oral.
Como age este Medicamento?
Este remédio faz parte da classe conhecida como bloqueadores dos receptores de angiotensina II, que reduz e controla a hipertensão.
A candesartana cilexetila auxilia no relaxamento e no alargamento dos vasos sanguíneos para reduzir a pressão arterial, fazendo com que seu coração bombeie plasma para todas as partes de seu corpo mais facilmente.
Já a hidroclorotiazida inibe a reabsorção ativa de sódio no organismo, fazendo com que mais líquido seja liberado pela urina, o que reduz a quantidade de fluidos corporais, diminuindo o volume de sangue expelido pelo órgão por minuto.
Composição
A fórmula deste genérico contém 16 mg de candesartana cilexetila e 12,5mg do hidroclorotiazida como princípios ativos, os seguintes excipientes estão presentes na formação.
- - Lactose monoidratada;
- - Amido;
- - Povidona;
- - Carragenina;
- - Croscarmelose sódica;
- - Estearato de magnésio;
- - Óxido de ferro vermelho;
- - Óxido de ferro amarelo.
Como tomar este Medicamento?
Conforme informações divulgadas na bula aprovada pela
Anvisa este composto deve ser manipulado por adultos e deve ser ingerido uma vez ao dia, por via oral, com ou sem o auxílio de alimento.
O efeito anti-hipertensivo máximo é atingido normalmente com 4 semanas de uso.
Observação: Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
As contraindicações
A utilização deste medicamento é desaprovada caso o paciente apresente alergia a qualquer componente presente na fórmula, assim como nas situações a seguir.
- - Durante a gravidez ou amamentação;
- - Doença grave no fígado ou nos rins;
- - Gota;
- - Diabetes mellitus;
- - Insuficiência renal moderada a grave;
- - Uso de medicação contendo alisquireno;
Efeitos colaterais
É normal que ocorra o surgimento de reações adversas com a aplicação da pílula. Abaixo estão listadas alguns eventos que o paciente pode vir a sentir.
- - Hipotensão;
- - Insuficiência renal;
- - Diminuição dos leucócitos;
- - Aumento de potássio e sódio no sangue;
- - Tontura;
- - Dor na lombar;
- - Fotossensibilidade;
- - Anemia aplásica;
- - Vasculite necrotizante;
- - Pancreatite;
- - Câncer de pele do tipo não-melanoma;
Este conteúdo foi extraído manualmente de informações apresentadas pela marca do produto, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Gabriela Mares de Souza - CRF: 87210. Não utilize este material como substituto ao conselho médico profissional. Esse texto possui apenas fins informativos.