Para que serve a Dipirona 1G Prati?
Dipirona é um
medicamento genérico com 1g em sua solução, comercializado pela Prati-Donaduzzi, sua embalagem é composta com 20 comprimidos indicados para uso adulto e pediátrico acima de 15 anos, sua ação analgésica e antitérmica é atribuída através de seu princípio ativo, a dipirona monoidratada e tende a fazer efeito em até 30 à 60 minutos após seu uso.
Como funciona?
O princípio ativo que leva como mesmo nome o do medicamento, age diretamente com sua ação analgésica e antitérmica em torno de 30 à 60 minutos após seu uso, assim, aliviando os sintomas de dor e febre.
Composição da Dipirona
Além da 1g de dipirona monoidratada, outros de seus excipientes são:
- - Celulose microcristalina;
- - Edetato dissódico;
- - Estearato de magnésio.
- - Fosfato de cálcio dibásico di-hidratado e
- - Povidona.
Posologia?
É indicado que a administração deste fármaco seja via oral juntamente com algum líquido (aproximadamente ½ a 1 copo de água).
De acordo com as informações localizadas na bula oficial do medicamento aprovada pela
Anvisa:
Para adultos e adolescentes acima de 15 anos: Aconselha-se ingerir um comprimido de 1g por até 4 vezes ao dia, podendo diminuir a quantidade ou interromper o tratamento a qualquer momento.
Em pacientes com insuficiência nos rins e/ou fígado: Os tratamentos de longo prazos em pessoas com essas condições clínicas, a dosagem da medicação deve ser menor do que a indicada, apesar disso, em tratamentos de curto prazo não é necessário a redução da dose.
Não ultrapasse a dosagem de medicação diária indicada na bula.
Como tomar?
Seus comprimidos são simples oblongo, de coloração branca a levemente amarelada, sulcada em uma das faces e devem ser deglutidos conforme as informações descritas na posologia, após o uso, guarde o fármaco em sua embalagem original, de preferência em local entre 15° a 30°C, longe da exposição de luzes e umidade e fora do alcance de qualquer criança.
As contraindicações da Dipirona Monoidratada
Este medicamento não deve ser utilizado em casos de:
- - Broncoespasmo;
- - Deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase;
- - Função da medula óssea prejudicada ou doenças hematopoiéticas;
- - Hipersensibilidade a qualquer componente presente em sua fórmula ou a outras pirazolonas ou a pirazolidinas e
- - Porfiria hepática aguda intermitente.
Uso na gravidez
Não é recomendado o uso da Dipirona nos primeiros 3 meses de gestação, após este período, consulte um médico antes de utilizar o medicamento.
Lactantes devem evitar amamentar até 48 horas após ingerir o comprimido.
Dipirona possui efeitos colaterais?
Assim como qualquer outro medicamento, o dipirona pode ocasionar aos pacientes alguns efeitos colaterais, sendo categorizadas entre as reações:
- - Muito comum
- - Comum
- - Incomum e
- - Raras
Distúrbios renais/urinário, vasculares, cardíacos, gastrintestinais, hepatobiliares, estão relacionados a possíveis efeitos colaterais deste medicamento, sendo assim, em casos como este, um médico deve ser consultado.
Para verificar a lista completa leia a bula ou entre em contato com um profissional da saúde.
Dipirona dá sono?
O sono ou a insônia, são sintomas incomum com o uso da Dipirona, a não ser quando tomado em super dosagem.
Preço da Dipirona 1g
A Drogaria Nova Esperança fornece descontos imperdíveis e os melhores valores para a linha da Dipirona, além de compre e retire, pagamentos via PIX e/ou cartões e entregas para todo o Brasil. Confira.
Este conteúdo foi extraído manualmente de informações apresentadas pela marca do produto, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. MARIA DE LOURDES PEREIRA DA SILVA - CRF: 105.207, Dra. LUCIANA DE SANTANA MAGALHAES ROCHA - CRF: 83.463, Dra. JESSICA DA SILVA MACEDO - CRF 93.192. Não utilize este material como substituto ao conselho médico profissional. Esse texto possui apenas fins informativos.