Qual é a indicação do Neoplexus?
Neoplexus é um
medicamento fabricado pela Kley Hertz e destinado ao tratamento de neuropatia periférica e seus sintomas associados, como: dor aguda, fraqueza nas pernas, queimação, parestesia e dormência. É apresentado em embalagem com 20 comprimidos, sendo um fármaco de administração por via oral e destinado ao uso adulto.
Como age este remédio?
Ele atua com efeito analgésico em casos de neuropatias enquanto as vitaminas do complexo B promovem o aumento da atividade de enzimas que proporcionam a reparação de danos aos nervos.
Composição
Cada comprimido revestido deste fármaco conta com 100mg de nitrato de tiamina (equivalente a 81,1mg de tiamina), 100mg de cloridrato de piridoxina (equivalente a 82,3mg de piridoxina) e 5000mcg de Cianocobalamina; (vitaminas B1, B6 e B12, respectivamente). Além disso, cada um possui os seguintes excipientes:
- - Celulose microcristalina;
- - Amido;
- - Povidona;
- - Amidoglicolato de sódio;
- - Dióxido de silício;
- - Estearato de magnésio;
- - Álcool polivinílico;
- - Talco;
- - Dióxido de titânio;
- - Monocaprilocaprato de glicerila;
- - Laurilsulfato de sódio;
- - Azul de indigotina;
- - Vermelho allura 129 laca de alumínio;
- - Vermelho 27 laca de alumínio;
- - Óxido de ferro preto.
Como tomar este remédio?
Segundo as informações de posologia contidas na bula aprovada pela
Anvisa, recomenda-se a ingestão de 1 a 6 comprimidos por dia, conforme a intensidade dos sintomas e ao longo de 1 a 3 meses (a critério médico). Engula cada comprimido inteiro por via oral com o auxílio de líquido suficiente.
A bula indica ainda que o paciente siga as orientações de doses e horários fornecidas pelo médico.
Conserve em temperatura ambiente de 15 a 30°C e ao abrigo de umidade. Sempre verifique o prazo de validade impresso na embalagem antes de consumir e não tome remédios vencidos.
As contraindicações
Este medicamento possui uma lista de contraindicações feitas pela fabricante. Essas restrições de consumo existem para precaver a piora de quadros clínicos, por isso, caso você atenda a algum dos critérios de restrições dessa lista, informe ao seu médico. Alguns deles são:
- - Se for alérgico aos componentes da fórmula (vide a composição);
- - Pacientes com mal de Parkinson sob tratamento com medicamentos que contenham levodopa;
- - Pessoa com anemia macrocítica megaloblástica causada pela deficiência de vitamina B12 devido à deficiência de fator intrínseco ou gastrectomia (retirada parcial ou total do estômago), este medicamento não é indicado;
- - Em caso de gravidez;
- - Caso seja menor de 18 anos.
Efeitos colaterais
Este medicamento possui os seguintes efeitos colaterais:
- - Dor de cabeça;
- - Gases;
- - Perda de apetite;
- - Odor fétido na urina;
- - Enjoo;
- - Má digestão;
- - Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos;
- - Vermelhidão na pele;
- - Coceira.
Este conteúdo foi extraído manualmente de informações apresentadas pela marca do produto, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. MARIA DE LOURDES PEREIRA DA SILVA - CRF: 105.207, Dra. LUCIANA DE SANTANA MAGALHAES ROCHA - CRF: 83.463, Dra. JESSICA DA SILVA MACEDO - CRF 93.192. Não utilize este material como substituto ao conselho médico profissional. Esse texto possui apenas fins informativos.