Qual a indicação do Lectrum?
Lectrum é um
medicamento da categoria de especiais, apresentado em solução injetável, comercializado com 1 ampola de 3,75mg, 1 ampola diluente, 1 seringa e 2 agulhas e fabricado pelo laboratório Sandoz. É recomendado para adultos e crianças visando o tratamento paliativo de câncer de próstata em estágio avançado, câncer de mama avançado associado ao tamoxifeno em mulheres na pré e perimenopausa. Também pode ser indicado nos tratamentos abaixo:
- - Mioma no útero;
- - Endometriose;
- - Puberdade precoce.
Como age o medicamento?
Composto por acetato de leuprorrelina como princípio ativo, ele é classificado como um hormônio sintético que diminui a produção do hormônio gonadotrofina. Com isso, bloqueia a produção dos ovários e testículos, impedindo o desenvolvimento de tumores e outras doenças que dependem de hormônios. Seu efeito inicia em cerca de um mês de tratamento.
Composição
Cada frasco-ampola contém 3,75mg de acetato de leuprorrelina como princípio ativo, além dos excipientes:
- - Gelatina;
- - Copolímero de glicolida e lactida;
- - Manitol.
Cada ampola de diluente contém:
- - Carmelose sódica;
- - Manitol;
- - Polissorbato 80;
- - Água para injetáveis.
Como tomar este remédio?
Apresentado como pó branco, livre de zonas de tons distintos ou partículas superficiais estranhas. Esse medicamento deve ser armazenado em temperatura inferior a 25°C, sem a necessidade de congelar e protegido da luz. Além disso, deve ser mantido na embalagem até o momento de uso, devendo ser usado imediatamente após a reconstituição.
De acordo com a bula original aprovada pela
Anvisa, a posologia é de uma injeção, aplicada por via intramuscular, uma vez ao mês. Já para crianças, a dosagem é pelo peso corporal, devendo ser decidido pelo médico responsável pelo tratamento. A duração do tratamento pode variar para cada paciente, podendo chegar até a 6 meses.
Para mais informações sobre como realizar a reconstituição do fármaco, consulte a bula, mas é preciso ressaltar que a aplicação deverá ser feita com supervisão médica.
Contraindicações desse medicamento
Nem todas as pessoas devem se submeter ao tratamento com este fármaco, confira:
- - Histórico de alergia a qualquer um dos componentes da fórmula;
- - Mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento;
- - Pacientes com sangramento vaginal de causa desconhecida.
Comunique ao médico os remédios que você faz uso para que sejam avaliados os riscos de seguir com o tratamento.
Efeitos colaterais
Como todo medicamento, este também pode desencadear efeitos colaterais, verifique abaixo os principais:
- - Perda de peso;
- - Perda, diminuição ou aumento da libido;
- - Dor de cabeça;
- - Pele seca;
- - Ressecamento das mucosas.
Atenção: Conheça as demais reações lendo a bula original completa aqui mesmo em nosso site.
Este conteúdo foi extraído manualmente de informações apresentadas pela marca do produto, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. MARIA DE LOURDES PEREIRA DA SILVA - CRF: 105.207, Dra. LUCIANA DE SANTANA MAGALHAES ROCHA - CRF: 83.463, Dra. JESSICA DA SILVA MACEDO - CRF 93.192. Não utilize este material como substituto ao conselho médico profissional. Esse texto possui apenas fins informativos.