Qual é a indicação do Flanax XR?
Flanax XR é um
medicamento fabricado pela Bayer e empregados no tratamento de diversos tipos de dores, como: decorrentes de inflamações, dor de garganta, de cabeça, abdominais, pélvica e dor de dente; dores presentes em estados gripais; dores musculares, nas articulações ou causadas por traumas. Apresenta-se em embalagem com 8 comprimidos de consumo por via oral, sendo um produto de destinação adulta.
Como age este remédio?
Seus efeitos se dão graças à ação do naproxeno sódico, sua substância ativa que age como um anti-inflamatório com ação analgésica e antitérmica, reduzindo a inflamação ao passo que alivia a dor e reduz a febre. Possui liberação imediata que tem início de ação a partir de 15 minutos após a ingestão dos comprimidos.
Composição
Cada comprimido revestido deste medicamento possui 660mg de naproxeno sódico (equivalentes a 600mg de naproxeno) como seu princípio ativo. Além disso, eles contam com os seguintes excipientes:
- - Celulose microcristalina;
- - Povidona;
- - Talco;
- - Estearato de magnésio;
- - Hipromelose;
- - Lactose monoidratada;
- - Dióxido de silício (sílica coloidal anidra);
- - Cera carnaúba;
- - Dióxido de titânio;
- - Índigo carmim (laca alumínio);
- - Macrogol;
- - Água purificada.
Como tomar este remédio?
Segundo a recomendação presente na bula oficial aprovada pela
Anvisa, os comprimidos devem ser administrados por via oral com o auxílio de bastante líquido, não sendo mastigado e engolidos preferencialmente antes das refeições. Pessoas com sensibilidades no estômago devem tomar cada dose durante as refeições. A absorção das substâncias ativas podem ser retardadas com alimentos. Para tal, a dose é:
-
Para adultos e maiores de 12 anos: Ingerir 1 comprimido a cada 24 horas e enquanto os sintomas durarem.
Caso os sintomas persistirem por mais de 10 dias, informe ao seu médico.
As contraindicações
Antes de consumir o medicamento, leia a lista de contraindicações feitas pela fabricante. Caso você se enquadre em algum dos critérios listados, não utilize-o. São eles:
- - Em caso de alergia aos componentes da fórmula (vide a composição);
- - Pacientes com o histórico de asma, urticária ou outras reações alérgicas pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs);
- - Pessoas com histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal (no estômago e intestino);
- - Se tem ou teve úlcera péptica recorrente ou hemorragia (dois ou mais episódios que comprovem ulceração ou sangramento);
- - Em pessoas com insuficiência cardíaca grave.
OBS: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Lactação: O naproxeno passa para o leite materno. Portanto, deve-se evitar o uso de naproxeno sódico durante a amamentação.
Efeitos colaterais
- - Vertigem;
- - Sonolência;
- - Insônia;
- - Depressão;
- - Sonhos anormais;
- - Tontura;
- - Vômitos;
- - Zumbidos;
- - Náuseas;
- - Dor abdominal.
Este conteúdo foi extraído manualmente de informações apresentadas pela marca do produto, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Gabriela Mares de Souza - CRF: 87210. Não utilize este material como substituto ao conselho médico profissional. Esse texto possui apenas fins informativos.